segunda-feira, outubro 10, 2011

O cliente das facturas

Os consumidores habituais das padarias que frequento conversam agradavelmente com os proprietários, enquanto estes lhes vendem os pães quentinhos, os apetitosos bolos e outros vários acepipes.
Tento ver um pouco mais além e, sem grande esforço, apercebo-me que em cada venda os clientes pagam os produtos, o respectivo IVA e nunca a compra é registada.
Será que sou o único que me apercebo que os 5% ou 12%, de todas as vendas, não vão para o estado mas para o bolso do dono do estabelecimento?
Confesso que me aborrece esta situação, mormente porque os clientes são roubados abertamente e nada dizem. As caixas registadoras permanecem abertas, como se para isso tivessem sido feitas; as notas entram, as moedas todas lá cabem e o IVA, que o estado tem direito, fica em mão indevida.
Estes são os comerciantes modelos que nós conhecemos e, infelizmente, a quem enriquecemos deixando de pedir a respectiva factura. Estou certo que se todos pedíssemos as devidas facturas, os cofres do estado estariam mais recheados, as nossas crianças teriam melhores condições nas Escolas, as estradas menos esburacadas e outras melhorias iriam acontecer.
Infelizmente não vejo como isso irá inverter, pois penso que sou o único que peço a factura.