domingo, maio 13, 2012

Questões educacionais

No decorrer de uma tarefa em colaboração com alguns alunos disse a um deles “se quiseres avançar na tarefa podes faze-lo, mas não me associes a ti”. Continuo, “se o fizeres dás-me uma prova de que não posso confiar em ti no futuro.” O aluno refuta a minha argumentação, dizendo que da forma como perdia a confiança nele, ele também poderia duvidar da minha palavra no futuro.
No final chegamos a um consenso, creio que razoável, mas com indeléveis marcas na minha forma futura de lidar com os alunos.
Primeiro, aprendi que o distanciamento pode ser uma solução para não ser confrontado, principalmente quando procuro ser ético e íntegro em tarefas que me dedico livremente com quem não tenho obrigações. Segundo, não me revejo, enquanto aluno, no comportamento dos meus alunos.
As pequenas manifestações comportamentais que, por vezes, mas cada vez mais amiudadamente, assisto, fazem-me tremer e desconfiar que o respeito seja algo em decadência.