quarta-feira, abril 27, 2011

Quem sabe de quem?

“Cada um sabe de si”, oiço vezes avonde. Outra, “cada um por si, Deus por todos”.
Tenho uma opinião diferente, aprecio particularmente a visão de Montapert. Somos totalmente responsáveis pela qualidade da nossa vida e pelo efeito sobre os outros, quer pelo exemplo, quer pela influência directa.
Importa cada um saber de si e dos outros concomitantemente.

2 Comments:

Anonymous João Costa said...

Já So Doshin (Mestre fundador do Shorinji Kempo) dizia duas verdades:
"A pessoa, a pessoa, a pessoa! Tudo depende da qualidade da pessoa!" & "Metade para a minha felicidade e metade para a felicidade dos outros". É por estas e por outras que me identifico com a prática do Shorinji Kempo, que concretiza na prática, em todos os treinos e todos os momentos em conjunto estas duas filosofias de vida.
Numa opinião mais académica, lembro-me do filme "Uma Mente Brilhante" quando o John Nash tem aquela epifania com o episódia da loira em que redefine um conceito da economia, que para mim é dos mais belos e que deve fazer parte da vida de todos: "O melhor resultado possível surge quando cada elemento faz simultaneamente aquilo que é melhor para si e para o grupo".
Já to disse antes Adílson, gosto bastante do teu blog. Obrigado por partilhares connosco esses teus pensamentos e ainda por cima sem grandes testamentos, com artigos escritos tão sucinta como eloquentemente... coisa que como se pode ver não faz parte das minhas capacidades! :p Abraço

2:05 da tarde  
Blogger Adilson Marques said...

João Costa,
Obrigado pelas tuas palavras.
O exemplo de John Nash é muito bom, embora na sua essência havia um fim com segundas intenções. Na verdade, as segundas intenções estarão sempre presentes, mas o cuidado dos outros parece-me ser um princípio básico para a vida em sociedade.

12:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home