quarta-feira, abril 20, 2011

Os destemidos

Olhando para os dossiers pejados de artigos que, nos últimos dias, me entretenho a ler por obrigação ocupacional, apercebo-me que quando falo sobre os assuntos neles contidos tenho mais reservas.
Ao reflectir apercebo-me que no passado era audaz, agora sou mais retraído. Concluo assim que a ignorância é afoita e o conhecimento é reservado.
Fico então admirado com o exponencial número de afoitos que conhecemos.

3 Comments:

Anonymous João Costa said...

Gosto imenso de saber sobre diversas áreas. Dá-me gozo o desconhecido! Mas como tu tão bem dizes, o conhecimento retrai-nos e, não raras vezes, sinto saudades de ser ignorante, entenda-se criança!, quando saltar, cantarolar, brincar, questionar e explorar não eram ações vistas com olhares perplexos... e até um pouco covardes por não ter coragem de soltar a criança em si! Penso agora que depois de ter Desenvolvimento Motor passei a olhar para as crianças e para as suas acções mais como um "objeto de estudo" do que como crianças e simplesmente apreciar... felizmente agora já consigo dissociar quando são "objectos" do quando são "apenas crianças"... o conhecimento também nos pode levar de volta ao ponto inicial... se a isso libertarmos a nossa consciência.

2:16 da tarde  
Blogger Adilson Marques said...

João Costa,
O exemplo das crianças é muito bom, porque espelha bem o que queria comunicar. A criança, por exemplo, não tem medo de saltar e pular porque é ignorante quando ao perigo que isso as vezes pode representar, mas quando cresce e sabe que pode ser perigoso, retrai-se.
Lembro-me perfeitamente fazer o mortal à frente na escola básica, em pleno alcatrão. Hoje se me pedires nem com bom preço ficarei tentado a fazer.
Um abraço.

12:27 da tarde  
Anonymous mafalda said...

Hoje, pelo contrário, tenho mais medo do que conheço do que do desconhecido. Ter medo é poder, é conhecimento, mantem-nos alerta.
Picasso dizia: Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer.

10:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home