quinta-feira, dezembro 29, 2011

Um prazer da vida

Se me perguntarem do que mais gostei no fim-de-semana; de pronto responderei que foram as três horas que dormi no Domingo de tarde. Como são boas as coisas simples da vida! Sem grandes excitações, com o mínimo dispêndio energético e a custo zero, tive uma tarde que desejo repetir, talvez no próximo Domingo.

terça-feira, dezembro 20, 2011

Igualdade económica

O preço do dinheiro sobe, os pobres sentem um aumento no valor mensal da prestação da casa e os ricos, que já do dinheiro não precisam, vêem o aumento do dinheiro que têm depositado nos bancos. Infelizmente é este o mundo que temos.

terça-feira, dezembro 13, 2011

O valor da moral

A relativização da verdade atinge fundamentalmente a moral. O que antes era errado agora é correcto, o que antes era indecoroso agora é moda, as palavras que não eram proferidas agora são expressões usuais.
A moral ao ser afectada de tal maneira deixa de ter a força educativa de outrora e, principalmente os jovens, deixam de ter um referencial.
Mas o que é afinal a moral? Penso que é a força que ensina a moderar as paixões, a cultivar as virtudes e a reprimir os vícios nefastos.

terça-feira, dezembro 06, 2011

O que os ratos não têm

Hoje descobri algo que talvez seja sobejamente conhecido para alguns, mas completa novidade para mim.
Ao verificar a minha falta de compreensão para alguns assuntos, apercebi-me que me falta inteligência.
Aprendi que a inteligência não é tão vulgar como parece, embora toda gente diz ter.
Não se deve confundir inteligência com esperteza. Espertos até os ratos são; inteligência é compreensão.