segunda-feira, março 28, 2011

A morte da "palavra de honra"

No tempo em que o meu pai era um gaiato, os mestres marítimos compravam barcos aos carpinteiros sem terem qualquer dinheiro e nem papeis para satisfazerem as patranhas burocráticas. O contrato era feito com base, e bem cimentada, na palavra de ambos, em que havia a garantia de que toda a mão-de-obra e materiais iriam ser pagos no tempo assim e assim, definido por quem solicitou o serviço.
Sonho com este mundo. A palavra de um homem era sempre verdadeira, era tão autêntica como ele próprio. Bastava ouvir alguém falar e sabia-se a verdade.
No tempo hodierno, quando alguém fala e pretende convencer tem que repetir amiúde que a sua palavra é verdadeira. O mais estranho e que mais me incomoda é que quando alguém está a falar com franqueza, parece dar a entender que o faz por excepção.
A “palavra de honra” já morreu.

quarta-feira, março 16, 2011

O segredo do sucesso

A melhor maneira de alguém se preparar para o porvir é concentrar toda a imaginação, entusiasmo e empenho na realização perfeita do trabalho de agora. Por ora, o presente é tudo o que temos.

sexta-feira, março 11, 2011

Homens e Homens

Existe o rosto característico do bom ou do mau homem?
Penso que só nos filmes, onde o vilão tem sempre o cabelo despenteado, cicatrizes e olhos bem abertos. Não é assim com os transeuntes com que me cruzo.
Então, o que distingue verdadeiramente os homens? Acredito que é a instrução e o bom carácter.

quinta-feira, março 10, 2011

A nossa história

Por vezes dedico longas horas à leitura dos acontecimentos de antanho. O prazer de saber mais um pouco sobre o passado e compreender melhor o futuro tira-me horas de sono.
As muitas horas de leitura fizeram-me descobrir que a História é pouco mais do que o registo dos crimes, loucuras e desgraças. As boas coisas, estão no registo das curiosidades.

terça-feira, março 08, 2011

Os momentos

O NIST-7 é o relógio mais preciso do mundo. Tal aparelho, geringonça como alguns provavelmente lhe chamam, tem a probabilidade de atrasar ou adiantar 1 segundo em 3000000 milhões de anos, digo, três milhões de anos.
Este é um bom exemplo para mostrar que o bom e útil relógio não é o que adianta ou atrasa, mas aquele que funciona no ritmo certo. O mesmo acontece na vida, tudo tem o seu tempo certo para acontecer.

domingo, março 06, 2011

O prazer do pobre

Comparando com os ricos, aparentemente os pobres nenhuma vantagem levam. No entanto há muitos pequenos prazeres só acessíveis aos pobres e que, indubitavelmente, lhes proporcionam momentos de felicidade.
Por exemplo: o pagamento da última prestação. Este é sem dúvida um dos maiores prazeres que o pobre sente e que o rico nunca experimenta.

quinta-feira, março 03, 2011

O valor da vida

A vida é muito mais do que a soma do que temos e o que queremos.